Sou um espetáculo chamado Jussara

Soou pedante o título? Provavelmente…Mas, se não fosse verdade eu não colocaria. Vejamos as razões.

Sou espetáculo por ser mulher, gorda, baixa, e ter enfrentado todos os desafios que essas características me trouxeram. Ouvi, peitei, enfrentei e aqui estou!

Sou espetáculo porque sou mãe de Manoel, e isso me faz ser médica, enfermeira (só não posso ver joelho ralado), psicóloga, engenheira, cozinheira, jogadora de futebol, vôlei na piscina, apaixonada por super-heróis (todos gatos), receber oito amigos para cada trabalho escolar e dar um lanche delicioso a cada vez, camareira das Noites de Pijama e promotoras de eventos dos aniversários mega diferentes que amo fazer.

Sou espetáculo porque sou professora, apaixonada, há 37 anos. Insisto, não desisto, Estudo muito, planejo aulas, sou firme com meus alunos e amo dar aulas com muita objetividade e muito humor. Sou politizada, grevista e luto pelo direito de ter minha profissão respeitada e valorizada. Mudo vidas, me transformo, procuro deixar o mundo mais leve e melhor com os alunos que formo.

Sou espetáculo por ser artista, escritora, diretora, atriz, cenógrafa, figurinista, maquiadora, sonoplasta, amante do teatro, da dança, sambo como rainha de bateria, escultura, da música, e que vai a museus e que faz recreação em hospitais e asilos.

Sou espetáculo por sempre ter sido uma baita curiosa e ávida pelo saber, lendo tudo o que me passa na frente: livros, revistas, web, cartaz, panfletos e a bucólica bula de remédios. Sei fazer trabalhos manuais dos mais diversos, fazer bolos decorados, pintar, dançar, andar a cavalo, nadar, e mais um monte de coisas que até Deus duvida.

Sou um espetáculo por ser amiga presente e ausente, a que ouve, opina, fala o que pensa, ouve o que precisa, espera muito e chora frustrada. Amo cozinhar para eles e ficar na varanda de papo até altas horas.

Sou um espetáculo por ser religiosa, esotérica, a que acredita no poder da Energia do Universo, faz mapa astral, lê horóscopo (só acredito quando dá certo), mapa numerológico, vai à cartomante, ama uma cachoeira, acende vela e incenso, e reza pela humanidade.

Sou um espetáculo por ter o apoio de pais presentes, exigentes, orgulhos, que investiram em tudo o que sonhei e ousei.

Sou um espetáculo por ter escolhido, há muito tempo, ser FELIZ! Escolhi ser do time que faz, e não o time da plateia. Apanho, levanto, tomo rasteira, levanto de novo, quantas vezes for preciso. Esse lado poderoso de ver a vida me traz uma motivação profunda em viver, o que levo em minhas palestras em escolas, empresas, centros espíritas e umbandistas. Para mim, tudo dará certo, tudo será um sucesso! Creio sempre nisso, em tudo o que faço.

Amo viver, amo acordar a cada dia. Sem romantismo, sem magia, mas também sem medos e apreensões. A vida para mim é para ser vivida intensamente, e faço isso com gargalhada, caridade e muito amor. Esse é o meu motor: fazer tudo com muito amor!!

Jussara Lima

3 Comentários

  1. Márcia Barbosa Soares

    Você é mesmo um ESPETÁCULO!!
    Te admiro muito.
    Bjim.

    • Jussara

      Você é muito querida!! Somos espetáculo por tudo o que fazemos, e você é um espetáculo à parte! Um beijo grande!

  2. Elaine

    Realmente você é um espetáculo, te admiro desde o tempo que me deu aula, você foi uma professora que me marcou muito (de forma mais que positiva). Bjão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *