Muitas em uma só !

Jornalista. Empreendedora. Esposa. Filha. Irmã. Geminiana com lua em Áries. Mãe de cachorros. Casada com um Tuga. Como todas nós, sou muitas em uma só. Mas confesso que durante muito tempo achei que era mesmo “só” jornalista. Foi quando a vida deu uma guinada e me mostrou que poderia ser mais. Que poderia ser muitas.

Há cerca de quatro anos fui mordida pelo espírito empreendedor. De viver do que amo. De ser minha própria chefe. Parar de bater ponto e, muitas vezes, fingir que trabalhava, e começar a gerar renda para mim mesma. Quando essa vontade latente da alma começou a pulsar por todos os poros decidi sair do meu emprego convencional de jornalista para me aventurar no que amava naquele momento: fazer comida como forma de levar amor e carinho para outras pessoas.

Isso mesmo. Deixei de lado as laudas, gravadores, reuniões de pautas e assessorias de imprensa para entrar no mundo do forno, formas e utensílios de cozinha. Mas acima de tudo. Sai do mundo corporativo para entrar no meu mundo particular.

E desse mundo que eu criei nasceu a marca Delícias da Rafa, uma cozinha inclusiva que leva alimento para o estômago e também para a alma. Mas não era qualquer tipo de comida. Optei por entrar no universo dos alérgicos alimentares. Exato. Fui criar pães, pizzas, bolos e doces para alérgicos a glúten, trigo e leite.

Não foi e nem é tarefa fácil. Mas confesso que é recompensador receber de feedback que um filho pode experimentar uma pizza pela primeira vez. Que uma mãe que está amamentando um filho alérgico pode comer pão de novo. Que famílias podem se reunir na mesa de Natal sem exclusão pois as rabanadas que faço são sem glúten e sem leite.

Sabe, quando recebi o convite para escrever para  blog fiquei me perguntando sobre o que falar. Afinal,que experiências tenho eu para passar. Foi quando olhei para traz e lembrei da jornada. De tudo de lindo que fiz. Da escuridão e incertezas que consegui ressignificar.

Nesses quatro anos como empreendedora aprendi a ser administradora, comercial, compradora, blogueira, cozinheira. Sem deixar de ser esposa, mulher e filha.

Nesses quatro anos de jornada como empreendedora peguei uma marca artesanal,nascida no Grajaú, bairro bucólico da zona norte do Rio de Janeiro, e a transformei, com a ajuda do marido tuga, na primeira marca artesanal a entrar em lojas do Rio. Das vendas na minha bike em praças do Rio e de Niterói cheguei em mercados e em mais de 40 lojas do Rio de Janeiro.

Hoje estou em São Paulo, curtindo o modo de ser e de estar do paulistano. E a marca? Trouxe na bagagem. Desfiz a cozinha no Rio, montei uma aqui em SP e recomecei. Tipo folha em branco,sabe?! Deu ansiedade, deu depressão. Deu de tudo, mas segui sempre em frente. Resiliente.

E é neste momento em que estou.  Mantive meu público no Rio e estou abrindo aqui em SP, capital, novas portas. E a cada vitória é mais um degrau que subo, mais um passo que dou nessa jornada – linda e estranhamente difícil – que é viver.

Fico grata por termos chegado juntos até o final. Desejo força e determinação para você trilhar seu caminho, independente do ponto em que estiver. Ah, e se puder dar uma dica: lembre-se que tudo vai passar. Confie e entregue.

Rafaela Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *