Olga
Sou a penúltima de uma prole de 10 filhos do Geraldo e da Wanda. Sou temporona, nasci 9 anos depois da última filha. Isso me conferiu a dádiva de ter irmãos-pais e irmãs-mães porque todos cuidaram de mim. E no meio dessa penca toda o “cuidado-mimo” foi meio que inevitável mas, as perdas também.
Sou do interior de Minas , Leopoldina, uma cidade mágica e “metida à besta”, conhecida como Athenas da Zona da Mata pelo ambiente propício à pensadores, escritores e poetas. Porém, as condições de estudo e perspectiva de melhora eram limitadas e todos os meus irmãos saíram de casa para estudar e trabalhar.
Isso sempre foi pequenas perdas , que vez ou outra eu passei durante toda a vida além das perdas reais, é claro. Sempre fui de correr atrás daquilo que eu queria mas nem sempre sabia muito bem o que queria. Estudei sempre em colégio público de qualidade e estudei piano também. Sempre tive muita afinidade com a música e a poesia. A arte em toda a sua amplitude me encanta. Não formei no piano porque descobri, sozinha, ninguém me contou isso, que eu não tinha dom e abandonei. Mas, adoro escrever, não só poesia. Quando terminei o Ensino Médio, na época, Científico, fui fazer faculdade de Direito em Juiz de Fora no Vianna Júnior. Trabalhava em secretaria de escola (pública estadual e particular) de dia e estudava à noite. Fiz prova da OAB e passei mas descobri que não gostava de advogar. Quando formei em Direito já tinha a minha primeira filha, Clarice.
Sou casada há 18 anos com o Patrick Monnerat e namoramos 9 anos. Ele fez medicina e residência em pediatria. Quando terminou a residência mudamos para Três Rios e já viemos com a nossa segunda filha Ana Clara com 2 meses de idade. Quando mudei para Três Rios abandonei todo o meu lado profissional e fiquei por conta delas. Quando a mais nova completou 6 anos e a mais velha tinha nove anos e meio eu ingressei na faculdade de Odontologia e hoje trabalho com Odontopediatria, o que realmente gosto.
O meu gosto por Odontologia já era antigo mas a vontade de entrar num curso superior era urgente e fui fazer o que primeiro consegui passar, o Direito. Além disso gosto de um tanto de coisas, coisas simples. A simplicidade me encanta e é um luxo! O corriqueiro é poético e fascinante. Caminhar de manhã, tomar uma xícara de café, escutar música boa, ir ao cinema, chegar em casa do trabalho, conversar com os amigos, olhar a natureza, viajar, dar atenção pras pessoas na rua, escrever textos, poesias, ler livros. Isso é um pouco do tudo que me encanta. Mas a palavra que me define é família! Estar com minha família fazendo qualquer coisa é o simples “glamour” da minha vida. Cuidar da minha família no dia-a-dia é um presente divino e eu curto essa rotina! E no meio de tudo isso a fé me acompanha e me fortalece para a caminhada diária que é árdua porém florida.
Aprender sempre com tudo e todos é o que eu busco no meu cotidiano. Aprender para melhorar, aprender para ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.
Olga Monnerat
2 Comentários